domingo, 21 de junho de 2015

Experimento - Sinalizador


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Colégio Madre Alix

Relatório do experimento: Sinalizador

Para assistir ao vídeo clique AQUI:

https://www.facebook.com/professormontesano/videos/662029850568813/





Química – 9º Ano
1.      Introdução:
Ao contrário das reações endotérmicas, as reações exotérmicas possuem um balanço negativo de energia quando se compara a entalpia  total dos reagentes com a dos produtos. Assim, a variação entálpica final é negativa (produtos menos energéticos do que os reagentes) e indica que houve mais liberação de energia, na forma de calor, para o meio externo que absorção – também sob forma de calor.
Portanto, a temperatura final dos produtos é maior que a temperatura inicial dos reagentes.
O esquema de uma reação exotérmica é representado no gráfico a seguir:

De acordo com a imagem, pode-se perceber que os reagentes encontram-se num patamar energético mais alto que os produtos. Dessa forma, para que sejam produzidos, os reagentes liberam parte da energia contida sob forma de calor. Sendo que se fornecêssemos calor ao recipiente no qual os compostos estão contidos, deslocaríamos o equilíbrio da reação para o lado dos reagentes. Ou seja, dificultaríamos a formação dos produtos.
Em contraste, numa reação endotérmica, o fornecimento de energia desloca o equilíbrio para a formação de produtos. Uma vez que este processo absorve calor do meio.
Portanto, HR + Energia cedida ao meio = HP. Ou ainda, Energia cedida ao meio = HP - HR. E, sendo a energia cedida ao meio a variação de entalpia ΔH, com HP< HR: ΔH<0 (negativo)1.
2.      Material:

·         Iodo Triturado – 10g
·         Alumínio em Pó – 10g
·         Contador de Gotas
·         Cadinho de porcelana ou recipiente que resista à altas temperaturas
·         Experimento deverá ser realizado ao ar livre ou em uma capela de exaustão


3.      Procedimento:
·         Triturar o iodo e adicionar o alumínio em pó;
·         Misturar Delicadamente
·         Adicionar uma gota de água quente à mistura
·         Cuidado quando iniciar a formação de uma fumaça roxa, fechar a capela e ligar a exaustão ou afastar-se da fumaça.

4.      Resultado:

5.      Conclusão:

6.      Referência Bibliográfica:

1-   http://www.infoescola.com/quimica/reacoes-exotermicas

Acessado em: 21/06/2015

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Experimento - Combustão

Relatório do experimento: Combustão
Química – 9º Ano

Assista ao vídeo deste experimento AQUI:




1.      Introdução:
Uma combustão é a denominação para uma reação química entre um combustível e gás oxigênio(comburente). Substâncias que reagem facilmente com o gás oxigênio (O2) são denominadas de combustíveis. Entretanto, a elevação da temperatura faz com que praticamente qualquer substância possa reagir com o oxigênio do ar, transformando-se em um combustível.
Existem apenas duas formas de se combater uma combustão, partindo-se do princípio que não haja limitação do combustível (a substância que está queimando): a redução da temperatura e a redução de oxigênio.
No caso de se utilizar água para apagar o fogo, o princípio fundamental é o de se resfriar o combustível até uma temperatura inferior ao seu ponto de ignição, e, em um segundo princípio, reduzir-se o contato entre o oxigênio e o combustível. A utilização da água, entretanto, é recomendada apenas para combustíveis sólidos, pois quando se tem um líquido ou um gás queimando a chama pode se alastrar ao se utilizar água. Também jamais se pode adicionar água para chamas provenientes de eletricidade.
A maioria dos extintores, no entanto, não utiliza água como meio de combate ao fogo, mas o gás carbônico (CO2) pressurizado1.
Reação do Bicarbonato com ácido acético (vinagre):
NaHCO3 + CH3COOH ? CH3COONa + H2O + CO2(g)
1.      Material:

2.      Procedimento:

3.      Resultado:

4.      Conclusão:

5.      Referência Bibliográfica:


1-   FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Experimento: Fermentação - Pizza



Experimento: Fermentação
Introdução

É um processo utilizado por vários organismos para obterem energia através da quebra da glicose, sem usar oxigênio. Por exemplo, as bactérias conhecidas como lactobacilos, utilizadas na produção de iogurte, produzem no final ácido lático, sendo chamada de fermentação láctica. Alguns fungos também podem realizar este processo para a fabricação de cerveja e de pão, e podem ser chamados de anaeróbicos e a fermentação produz álcool, sendo chamada de fermentação alcoólica.

Fermentação lática no músculo: Quando fazemos um esforço muscular intenso, a quantidade de oxigênio que chega aos músculos, não é o suficiente para fornecer toda a energia necessária para a atividade desenvolvida. Então as células musculares passam a realizar fermentação láctica, onde o ácido láctico acumula-se no interior da fibra produzindo dores, cansaço e cãibras.

Fermento - ingrediente fundamental para o pão

Não é possível produzirmos um pão, na forma como estamos acostumados a consumi-lo, sem a utilização de fermento, pois é este elemento o responsável para que a massa fique leve e macia, diferente dos pães pesados e massudos fabricados pelos povos antigos, há milhares de anos atrás.
O conhecido "fermento biológico" nada mais é do que uma grande quantidade de células de Saccharomyces cerevisiae (figura 01), um grupo de leveduras muito utilizadas na fabricação de bebidas alcoólicas, pão, bolos, biscoitos,... Este grupo faz parte dos fungos, e engloba organismos unicelulares com nutrição heterotrófica (não fabricam seu alimento). De todos os seres vivos, os fungos são os que possuem a mais rica coleção de enzimas. Esta variedade de enzimas permite que eles "ataquem" praticamente qualquer tipo de material.

O fermento, ou as leveduras, atacam os açúcares da massa, transformando-os em dióxido de carbono (CO2). Durante o descanso da massa o gás formado dobra de volume, provocando o crescimento do pão. Os produtos de fermentação foram usados desde a antiguidade. Habitantes das cavernas descobriram que a carne envelhecida tem um sabor mais agradável que a carne fresca. Vinho, cerveja, e pão são tão velhos quanto à agricultura. Queijo, que envolve a fermentação de leite ou creme é outra comida muito antiga. O valor medicinal de produtos fermentados é conhecido de há muito tempo. Os chineses usavam coalho de feijão-soja mofado para curar infecções de pele há 3.000 anos. Os índios da America Central tratavam feridas infetadas com fungos.

Material

Para 6 porções (Pizza Grande)

  • ½ kg de farinha de trigo;
  • 1 copo de leite morno (ou água);
  • 3 colheres de fermento biológico em pó ou 3 tabletes;
  • 1/2 xícara(s) (chá) de Óleo de soja (ou azeite);
  • 1 colher (chá) de sal ou tempero completo;
  • 3 colher (chá) de açúcar.

Procedimento

1.      Dissolva o fermento no copo com leite morno e açúcar e espere a formação de bolhas (espuma);
2.   Adicione os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos até obter uma massa homogênea;
3.      Caso necessite de mais farinha, pode colocar.
4.      Trabalhe esta massa por uns 10 minutos;
5.      Deixe a massa descansar por uns 30-40 minutos (até dobrar a massa) coberta com um pano;
6.      Estique as pizzas com o rolo e asse as bolachas;
7. Coloque a cobertura e volte a assar (aguarde o derretimento da cobertura) cerca de 20 minutos,











domingo, 14 de junho de 2015

Reação de Neutralização


olégio Madre Alix
                   
Química – 9º Ano



Veja o vídeo deste experimento AQUI:


       Introdução:
A reação de neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto um sal. 

Mas o que exatamente está presente nessas espécies químicas que faz com que um neutralize o outro? O segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:

1 H+ + 1 OH- → 1 H2O
A formação de Cloreto de Sódio (NaCl), nosso conhecido sal de cozinha, é um exemplo clássico de reação de neutralização, acompanhe os passos necessários para que ela ocorra:

Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):
HCl → H+ + Cl- 
NaOH → Na+ + OH- 
A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).
A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

H+ Cl- + Na+ OH- → NaCl + H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Podemos acompanhar um exemplo prático da reação de neutralização em nosso cotidiano: no preparo de uma simples limonada. Sabemos que o limão possui acidez, pois nele está presente o ácido cítrico, o que fazer então para amenizar o gosto acre no suco desta fruta? É preciso acrescentar uma base, neste caso é comum o uso de Bicarbonato de sódio (NaHCO3) para neutralizar a ação do ácido e deixar a limonada mais saborosa.

Agora você já sabe como aplicar o conteúdo aqui exposto em situações de seu dia a dia? Por exemplo, como deixar a salada de verduras com um gostinho picante? É só acrescentar vinagre (ácido acético).
Qual o segredo de um molho de tomate menos ácido? O acréscimo de leite proporciona um aspecto mais suave nesse condimento.
2.      Material:

·         4 Béqueres
·         Água Deionizada
·         Solução de Hidróxido de Sódio
·         Fenolftaleína
·         Solução de Ácido Acético

3.      Procedimento:

 
 


·         Adicionar o Conteúdo de A em B e observar o resultado;
·         Adicionar B em C e observar o resultado;
·         Adicionar C em D e observar o resultado.


4.      Resultado:





5.      Conclusão:





6.      Referência Bibliográfica:
1-      Retirado de:

Data: 14/06/2015 às 20h00min

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Experimento: Varinha Mágica - Reações Exotérmicas

Relatório do experimento: Varinha Mágica – liberação de Energia

Para ver o vídeo Clique AQUI:

https://www.facebook.com/professormontesano/videos/688921141213017/



Química – 9º Ano
1.      Introdução:
Naturalmente, existem muitas reações químicas em que é comum observar uma elevação de temperatura.  Essas reações são conhecidas como exotérmicas cujo calor é liberado quando os reagentes passam produtos. Os reagentes começam com um estado de energia mais alto do que os produtos, então a energia é liberada durante a reação.  
Uma reação exotérmica bastante conhecia é oxi-redução envolvendo o álcool etílico com o permanganato em meio forte ácido:
2KMnO4 + 3H2SO4 + 5CH3CH2OH ----------> k2SO4 + 2MnSO4 + 5CH3CH0 (aldeído acético) + 8H2O + calor
Esse fenômeno pode ser usado para mostrar um pouco do ambiente mágico que cerca toda a história dos alquimistas. Geralmente as pessoas comuns acreditam que basicamente a produção de fogo vem apenas de fósforo, isqueiros. A produção de uma chama produzida por uma reação química mostra o poder da química1.
2.      Material:

·         Chumaço de algodão
·         Conta-gotas (pipeta de Pasteur)
·         Bastão de vidro (varinha mágica para este experimento)
·         Vidro de relógio
·         Cápsula de porcelana
·         Álcool etílico líquido (95%)
·         Permanganato de potássio (KMnO4)
·         Ácido sulfúrico concentrado (H2SO4)

3.      Procedimento:
·         Coloque o chumaço de algodão dentro da cápsula de porcelana, juntamente com gotas de álcool etílico até que ele fique úmido.
·         Coloque alguns cristais de permanganato de potássio no vidro de relógio.
·         Com auxílio do conta-gotas pingue uma gota de  ácido sulfúrico concentrado. (Observação Tenha o cuidado de manter o vidro relógio afastado da cápsula de porcelana com algodão umedecido com álcool).
·         Pegue agora o bastão de vidro e misture o permanganato e o ácido. Certifique-se de que na ponta do bastão de vidro fique impregnada a mistura das duas substâncias
·         Agora com cuidado encoste o bastão de vidro com a mistura no algodão umedecido com álcool e observe o surgimento do fogo.

4.      Resultado:

 (Relatar apenas o que observou no experimento)

5.      Conclusão:

        (explicar o que foi observado)
(



6.      Referência Bibliográfica:
1-      Retirado de:

Data: 05/06/2015 às 10h00min