terça-feira, 21 de maio de 2013

Teste o seu Coração: Risco Coronariano em 10 anos

http://prevencao.cardiol.br/testes/risco10anos/

Acesse o link acima para calcular o risco de desenvolver doenças coronarianas.

Saiba mais: Colesterol e Triglicérides

Colesterol e Triglicérides
O que é colesterol?
Colesterol é um tipo de gordura que é produzido exclusivamente por animais, inclusive os humanos. O colesterol circula normalmente no sangue, sendo usado pelas células do corpo para construir as membranas celulares, para fabricação de alguns hormônios e vitaminas e também como uma fonte de energia.
O que são os triglicérides?
Triglicérides, ou triglicerídeos, são um tipo de gordura, composto por uma molécula de glicerol e três moléculas de ácidos graxos. Os triglicérides são a principal forma de estocagem de energia dos animais, que os acumulam no tecido adiposo na forma de gordura.
Qual a importância dos níveis de colesterol no sangue?
O aumento dos níveis de colesterol acima de limites desejáveis é conhecido como hiperlipidemia, ouhipercolesterolemia, ou simplesmente dislipidemia. A maioria das pessoas com colesterol alto não tem qualquer sintoma; no entanto, os níveis altos de colesterol sangüíneo aumentam muito o risco do indivíduo apresentar doenças graves, tais como: a angina pectoris (uma dor no peito de origem cardíaca), o infarto do miocárdio, o derrame (acidente vascular cerebral) e problemas de circulação em outros locais do corpo. Todas essas doenças ocorrem porque o colesterol aumentado no sangue acaba se depositando nos vasos sangüíneos (artérias) com o passar do tempo, na forma de gordura, e isso leva finalmente ao entupimento da artéria. Assim, o sangue não consegue mais circular pelo vaso atingido. A obstrução das artérias pela deposição de gordura (colesterol) nas suas paredes é conhecida como aterosclerose. O órgão ou tecido afetado sofre danos graves pela falta de circulação. Se isso ocorrer no coração, o paciente tem angina ou um infarto; se ocorrer no cérebro, a pessoa tem um derrame; e assim por diante.
Por esse motivo, os médicos prescrevem tratamento para pessoas com colesterol alto, pois a redução dos níveis de colesterol pode protegê-las de doenças cardíacas e derrame cerebral. Felizmente, na grande maioria dos casos os níveis de gordura no sangue podem ser controlados com uma combinação de dieta, perda de peso, exercício e medicações adequadas.
Como as gorduras circulam no sangue?
As gorduras circulam no sangue na forma de partículas esféricas, compostas por algumas proteínas na superfície e contendo lipídios (gorduras) no seu interior. Essas partículas são chamadaslipoproteínas.
Existem vários tipos de lipoproteínas. As mais importantes são:
a) LDL (low-density lipoprotein, ou lipoproteína de baixa densidade) - Também é chamada de “mau colesterol”, pois vários estudos grandes mostraram que os níveis aumentados de LDL estão fortemente associados com o risco de doença cardiovascular. Transportam o colesterol do fígado e do intestino para os tecidos periféricos. O colesterol ligado às partículas de HDL pode ser medido por exames de laboratório, e é chamado de LDL-colesterol.
b) HDL (high-density lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade) - É conhecida como “bom colesterol”, pois, ao contrário da LDL, quanto maiores os níveis de HDL no sangue de uma pessoa, menores são suas chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Também transportam colesterol, mas no sentido inverso do LDL: retiram a gordura dos tecidos periféricos e dos vasos e a transportam para o fígado, onde vai ser metabolizada. O colesterol ligado às partículas de HDL pode ser dosado em laboratório, e é chamado HDL-colesterol.
c) VLDL (very-low-density lipoprotein, ou lipoproteína de muito baixa densidade) - transporta colesterol e triglicérides. O aumento das VLDL (que pode ser constatado pelo aumento dos triglicérides no sangue) também aumenta o risco de problemas cardíacos.
d) Quilomícrons - transportam basicamente triglicérides.
Que tipos de gordura podem ser dosados no sangue?
A maioria dos laboratórios consegue dosar os seguintes tipos de gordura:
- Colesterol total;
- HDL-colesterol;
- LDL-colesterol;
- Triglicerídeos.

Geralmente os médicos solicitam um exame chamado “perfil lipídico”, ou “lipidograma”, que é a dosagem dos 4 tipos principais de gorduras: colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol e triglicerídeos.
Um cuidado importante quando se vai colher uma amostra de sangue para dosagem do perfil lipídico é que o paciente deve fazer pelo menos 12 horas de jejum antes da coleta, para não haver interferência nos resultados do exame.
Quais são os valores normais de colesterol e triglicérides?
Os valores de referência usados pela maioria dos laboratórios clínicos, para a população geral, estão na tabela abaixo:
Valores de Referência dos Lípides Sangüíneos para a População Geral
Esses valores de colesterol são válidos para todos os indivíduos?
Não. Diferente de outros exames, onde há um valor de corte nítido entre o normal e o anormal, os níveis de colesterol considerados adequados para determinada pessoa vão depender das características desse indivíduo.
Visto que quanto maiores os níveis de colesterol, maiores são as chances de doença cardíaca, é prudente atribuir valores “normais” de colesterol cada vez mais baixos quanto maior é o risco de doença cardíaca de um paciente ou grupo de pacientes. Ou seja: pessoas de alto risco de doença cardiovascular precisam ter um nível de colesterol mais baixo do que pessoas de baixo risco.
Isso é especialmente válido para o LDL-colesterol, que está fortemente associado com o risco de doença cardiovascular.
Existem várias formas de definir quais são os valores desejáveis de colesterol de um determinado paciente. O método mais utilizado é o chamado score de Framingham, que avalia o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco.
Quais são os outros fatores de risco para doença cardiovascular?
Além dos níveis de colesterol, há vários outros fatores que podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver doença cardiovascular.
Os mais importantes, e que são levados em conta no cálculo do score de Framingham, são os seguintes:
- Diabetes mellitus;
- Tabagismo;
- Hipertensão arterial;
- História familiar de doença cardiovascular prematura (ou seja, em parentes de primeiro grau: homens abaixo dos 55 anos e mulheres abaixo dos 65 anos);
- Idade: maior que 45 anos em homens e maior que 55 anos em mulheres;
- Presença de outras doenças relacionadas à aterosclerose: acidente vascular cerebral ou doença arterial periférica (má circulação nos membros inferiores).
Como calcular o score de Framingham?
O score de Framingham estima o risco de uma pessoa apresentar doença cardiovascular nos próximos 10 anos. Considera-se esse risco:
Baixo: quando menor que 10%;
Moderado: entre 10 e 20%;
Alto: maior que 20%.

Você pode calcular seu score de Framingham de 2 maneiras: ou usando tabelas prontas, que vão pontuar a presença ou não de cada um dos fatores de risco mais importantes, ou através de programas especialmente desenhados para esse fim, onde você entra com suas informações (nível de pressão, idade, níveis de colesterol etc.) e o próprio programa calcula o seu risco.

21/05/2013 às 09:00h