domingo, 24 de março de 2013

Câncer Ósseo - Osteosarcoma


O osteossarcoma é a segunda malignidade primário mais comum do osso atrás do mieloma múltiplo. Contas osteossarcoma por 20% das neoplasias malignas do osso primário. Há uma preferência para a região metafisária dos ossos longos tubulares. 50% dos casos ocorrem ao redor do joelho. É um tumor maligno do tecido conjuntivo (soft), cujas células neoplásicas apresentam diferenciação osteoblástica e formar osso tumoral.
Sarcoma osteogênico é o câncer 6 levando em crianças menores de 15 anos de idade. Sarcoma osteogênico afeta 400 crianças menores de 20 anos de idade e 500 adultos (a maioria entre as idades de 15-30) a cada ano nos EUA. Aproximadamente 1 / 3 das 900 morrerão a cada ano, ou cerca de 300 por ano. Um segundo pico de incidência ocorre em pessoas idosas, geralmente associada a um osso patologia subjacente, como doença de Paget, infarto medular, ou irradiação prévia. Embora cerca de 90% dos pacientes são capazes de ter salvamento do membro-cirurgia, complicações, como infecção, próteses afrouxamento e não-sindicalizados, ou recorrência local do tumor pode causar a necessidade de nova cirurgia ou amputação.

Causas

As causas do osteossarcoma não são conhecidas. Vários grupos de pesquisa estão investigando células-tronco cancerosas e seu potencial para causar tumores. A conexão entre osteossarcoma e fluoreto foi investigado, não há clara associação entre a fluoretação da água e as mortes devido a osteosarcoma.

Sintomas

Muitos pacientes se queixam de dor primeira que pode ser pior à noite, e pode ter ocorrido por algum tempo. Se o tumor é grande, ele pode aparecer como um inchaço. O osso afetado não é tão forte como os ossos normal e pode fratura com trauma mínimo (uma fratura patológica).

Inflamação Óssea - Infecção - Osteomielite

Veja a matéria completa:

FONTE: http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/abc-saude-infantil/o/osteomielite/


O que é a osteomielite? Quantos tipos existem?
A osteomielite é definida por um processo inflamatório de origem infecciosa que acomete o canal medular ósseo e seus componentes, atingindo subsequentemente a camada compacta e esponjosa do tecido. Existem 3 (três) tipos de osteomielite, sendo:
• Osteomielite Aguda: desenvolvimento de processo inflamatório em média depois de duas semanas de uma infecção inicial, causada por lesão ou presença de doença infecciosa sistêmica;
• Osteomielite Subaguda: o processo inflamatório ósseo ocorre aproximadamente em dois meses após a infecção inicial, também causada por lesão ou doença infecciosa sistêmica;
• Osteomielite Crônica: o processo inflamatório ósseo ocorre aproximadamente depois de dois meses ou mais após uma infecção inicial.

Quais são as causas?
A osteomielite é causada por bactérias, podendo ter como causa também fungos e vírus. Desta maneira a osteomielite pode se originar de uma infecção preexistente que se espalha pelo corpo  através do sangue. A inflamação óssea pode ocorrer também após fraturas abertas ou após cirurgias com ou sem presença de implantes ou próteses. Pacientes diabéticos são geralmente suscetíveis ao desenvolvimento da osteomielite, pois o suplemento sanguíneo é reduzido em algumas regiões dos ossos, propiciando um perfeito ambiente para proliferação bacteriana.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Vacina contra gripe A pode ter causado narcolepsia em crianças na Europa


Vacina contra gripe A pode ter causado narcolepsia em crianças na Europa

23/01/2013 - 11:53

Cerca de 800 crianças na Suécia e outros países da Europa desenvolveram narcolepsia, um distúrbio do sono incurável, depois de terem sido imunizadas com a vacina contra a gripe A Pandemrix® H1N1, produzida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) em 2009, avança a revista VEJA.

Países como Finlândia, Noruega, Irlanda e França também relataram casos da doença após a aplicação na vacina. De acordo com informações da GSK de 2011, mais de 30 milhões de doses da vacina foram administradas, em 47 países. No mesmo ano, a farmacêutica informou que 335 casos de narcolepsia haviam sido registados em pessoas que tomaram a vacina. De acordo com a agência de notícias Reuters, esse número actualmente chega a 795.

Restrição do uso

Em 2011, o Comité de Medicamentos Para Uso Humano (Committee for Medicinal Products for Human Use - CHMP) da Agência Europeia do Medicamento (European Medicines Agency’s - EMA) recomendou que a vacina fosse usada apenas em pessoas com mais de 20 anos, devido aos casos de narcolepsia relatados em crianças e adolescentes.

Norman Begg, médico chefe da divisão de vacinas da GSK, disse à Reuters que a farmacêutica estaria comprometida a investigar a questão, mas que ainda não existem evidências suficientes para sugerir uma relação de causa entre a vacina e a ocorrência de narcolepsia.

Por outro lado, Emmanuel Mignot, especialista em narcolepsia da Universidade de Stanford, nos EUA, apesar de concordar que mais pesquisas devem ser realizadas, acredita que as evidências já mostram de forma clara tal relação.

A vacina compensa?

De acordo com a Reuters, estudos realizados por equipas de investigadores independentes publicaram artigos sobre a Suécia, Finlândia e Irlanda, mostrando que o risco de desenvolver narcolepsia após a campanha de imunização de 2009-2010 era 13 vezes maior em crianças que receberam a Pandemrix®. A agência informa ainda que um estudo britânico sobre o assunto deve ser publicado em breve, mostrando um padrão similar ao dos outros países.

Para os investigadores, as causas desse acontecimento ainda não são claras. Alguns sugerem que o adjuvante (composto utilizado na fabricação da vacina), denominado AS03, poderia ser o responsável pelo aparecimento da doença. Outra hipótese é que o próprio vírus H1N1 poderia provocar a narcolepsia em pessoas com uma variação genética que as torna mais susceptíveis.

As estimativas variam, mas para Goran Stiernstedt, director de saúde pública da Suécia, a vacinação em massa pode ter evitado a morte de 30 a 60 pessoas por gripe suína no país, mas desde que a pandemia acabou, 200 casos de narcolepsia foram registados no país. Por essa razão, Stiernstedt considera a situação uma "tragédia médica".

David Salisbury, director de imunizações do governo britânico, considera que diante de uma pandemia, o risco de morte é mais grave do que o risco do desenvolvimento de narcolepsia. Para ele, se o governo tivesse passado mais tempo testando a vacina, mais pessoas teriam morrido.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2009 e 2010 a pandemia de gripe A matou cerca de 18.500 pessoas.


http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/23-01-13/vacina-contra-gripe-pode-ter-causado-narcolepsia-em-criancas-na-eu

quinta-feira, 7 de março de 2013

Tireóide - Um caso Clínico

Brasileira de 30 anos parece ter apenas 9 meses

A brasileira Maria do Nascimento Audete tem 30 anos, mas não parece ter mais do que 9 meses.
Esse curioso caso contrário de “Benjamin Button” da vida real ocorreu numa família pobre que mora numa casa de barro no Ceará.
Nascida em 7 de maio de 1981, Maria ainda tem o corpo de um bebê. Sua família é composta por seu pai e sua segunda esposa, que cuida dela desde que sua própria mãe morreu, há 13 anos. A madrasta Dora acredita que Maria é a paixão de sua vida, e que a criança foi enviada para ela como um dom de Deus, para ser cuidada.
A família não tem condições de pagar qualquer tratamento para Maria, cuja condição poderia ter sido revertida se tratada desde o nascimento. Por enquanto, ela continua a viver como uma criança, incapaz de atender a suas necessidades próprias e até mesmo de falar.
Especialistas do curso de medicina da Universidade do Ceará acreditam que Maria sofre de uma deficiência grave do hormônio da tireoide. Como resultado do hipotireoidismo, seu corpo nunca foi capaz de se desenvolver física ou mentalmente.
Se o caso tivesse sido identificado no início, Maria poderia ter crescido como uma criança normal. A Universidade se comprometeu a fornecer tratamento gratuito a Maria, para lhe permitir ser um pouco mais independente – andar, comer e dizer algumas palavras. Mas, por enquanto, ela é, de certa forma, o que todo pai deseja: uma criança que nunca cresce.

terça-feira, 5 de março de 2013

Uma Farmácia Natural - Excelente


Retirado de: http://vivendoavidabemfeliz.blogspot.com.br/2012/08/uma-farmacia-natural-que-te-protege-e_16.html#.UTYwLTCG0o4


Uma Farmácia Natural que te protege e se parece com os órgãos do seu corpo!



Olá amigos, preparados para mais uma  incrível jornada?  Estamos sempre em busca da obtenção de uma vida mais saudável em todos os aspectos, seja com ênfase na alimentação ou na prática contínua e regular de atividade física. 

Mas nem sempre é possível manter-se forte e saudável. Muitas vezes a imunidade  fica em nível considerado baixo, em virtude de estresse ou problemas  emocionais, fazendo com que  busquemos auxílio nos remédios  tradicionais encontrados nas farmácias. Mas antes de buscar as pílulas e tratamentos  convencionais, você já tentou recorrer a uma farmácia que a própria natureza nos oferece? Sabia que as frutas, legumes e verduras  podem muito bem substituir os remédios encontrados nas drogarias? E o melhor de tudo isso, é que eles são encontrados facilmente nas feiras e supermercados do nosso País!
Sim amigos, os remédios que farão efeito em cada  órgão específico do seu corpo, são  encontrados “in natura”. É óbvio que os efeitos  colaterais destes milagrosos remédios naturais são inexistentes e agora, você conhecerá cada um deles, sua semelhança com os seus órgãos e os benefícios proporcionados .

É UMA VIAGEM FANTÁSTICA AO CORPO HUMANO!

“Disseram-nos  no princípio  que Deus separou a água salgada, água doce, feita de terra seca, plantou um jardim, fabricou animais e peixes ...
Tudo antes de fazer o ser humano. 

Ele nos forneceu todos os alimentos que iríamos precisar antes de nascermos.

Estes são os melhores e mais poderosos quando ingeridos crus."

Deus nos deu uma grande pista sobre quais os alimentos que ajudam cada parte do nosso corpo!  
Vamos a eles!!!
1- CENOURAS:

Imagem1
Você já ouviu , desde criança, alguém dizer que cenoura faz bem para “a vista”? Isto tem explicação:
Uma fatia de cenoura parece um olho humano.
A pupila, íris e linhas radiais parecem  olhar em volta...
Como o olho humano ...

E sim, a ciência agora mostra que a cenoura ajuda  otimizar o fluxo de sangue nos olhos.
E não beneficia apenas os olhos. A cenoura trás benefícios  também para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico. Ainda previne úlceras, reumatismo e arteriosclerose.
É indispensável para crianças em fase de desenvolvimento, mas também os adultos não podem ficar sem este precioso alimento, pois carrega grande quantidade de vitamina A, além disso, a cenoura contém vitaminas B e C. A primeira beneficia o sistema nervoso, a segunda estimula as defesas orgânicas contra enfermidades.
Nela ainda contém sais minerais de grande importância para a saúde, tais como cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.
O iodo é primordial à glândula tiróide que acelera a nutrição, comanda os processos de crescimento, vitaliza toda área cerebral e equilibra o melhor funcionamento de todas outras glândulas. 
DICA DE CONSUMO: Lave bem as cenouras e coma-as inteiras, sem cozimento ou tempero.Quanto mais natural, as  propriedades se mantém intactas.

2-TOMATES:

TOMATE
Os tomates tem semelhança com  a  anatomia de um coração humano:
Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho.
O coração tem quatro câmaras e é vermelho.
Toda a investigação mostra que os tomates são carregados com licopeno e são na verdade um puro alimento para o coração e sangue. Os tomates são, de longe, a fonte mais rica em Licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e pode proteger contra o câncer, inclusive o de próstata.O tomate está associado a índices reduzidos de câncer de pâncreas, cervical e próstata. Ele protege o organismo de infecções bacterianas, assim como de perturbações digestivas e pulmonares. Em cataplasmas ou cru, ele age como desinflamatório, sendo também muito benéfico para a atividade cerebral. O suco de tomate puro servido com salsa ajuda a dissolver cálculos renais. Além disso, é ótimo para combater as infecções e exerce efeito anti-séptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos.
DICA DE CONSUMO: Higienize os tomates  e coma-os cru, em  saladas, adicionando temperos leves como azeite e cebolinha verde. 

3-UVAS:

Sabia que uvas em cacho tem a forma de um coração?
Cada uva é muito parecida com uma célula do sangue.
Os cachos de uvas têm uma forma semelhante a um coração e cada uva apresenta a forma de um glóbulo. A uva é um alimento profundamente revitalizante para o coração e para o sangue.

uvas
As suas ramificações também lembram os alvéolos pulmonares. Uma dieta rica em uva diminui os riscos de câncer de pulmão e enfisema, além de reduzir a gravidade da asma causada por alergias.
Como sabemos, a uva é usada na fabricação de vinhos e sucos. Tanto no vinho como no suco são encontrados dois elementos: o resveratrol (que eliminam plaquetas causadoras de coágulos que pode entupir as artérias) e flavonóides, que são oxidantes e inibem o envelhecimento das células.
E hoje a pesquisa mostra que as uvas são um alimento profundamente vitalizador para o sangue e coração. As pesquisas científicas estão aí para comprovar!
DICA DE CONSUMO: Consuma as uvas "in natura" ou em suco. Estudo recentes revelaram que tomar apenas um copo de suco de uva escura por dia é um santo remédio. Os bioflavonoides, os taninos e o resveratrol são os responsáveis pelos benefícios à saúde e todos esses componentes estão presentes na fruta.

4-NOZ:
Uma noz parece um pequeno cérebro,
Um hemisfério direito e um esquerdo, o cérebro superior e inferior do cerebelo. Até as rugas e folhos de uma noz é igual ao Neo-córtex.












Sabe-se agora que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 (três) dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.
E o mais incrível: Noz ajuda a sair da depressão. Um quarto de xícara de nozes possui mais ômega-3 do que peixes como atum e sardinha.E você não corre o risco de se intoxicar com o mercúrio,tão comum nos peixes.Pesquisas comprovam que a carência de ômega-3 no organismo prejudica a memória de curto prazo.Esse nutriente também é responsável por combater crises de depressão e evitar o mal de Alzheimer.
DICA DE CONSUMO: Consuma nozes "in natura" todos os dias no café da manhã. É como um combustível que vai te manter "inteiro" durante o seu dia.

5-FEIJÃO:

   Feijão, Inglês, cujo nome é feijão realmente curam e ajudam  a manter a função renal, são exatamente iguais a um rim humano. Até na cor são semelhantes. 


feijo
E além de tudo isso, o feijão é também considerado um alimento funcional. Em linhas gerais isto significa que, além de fornecer determinadas substâncias importantes como proteínas e vitaminas, o feijão pode colaborar para um melhor funcionamento do organismo através de seus compostos bioativos. Ou seja, ele não só fornece elementos importantes, como age dentro do nosso corpo de forma benéfica.
DICA DE CONSUMO: Jamais dispense o feijão na hora do almoço em conjunto com o o  arroz. Juntos, eles formam uma proteína que faz toda a diferença para a sua saúde. A dupla também ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

6-AIPO, REPOLHO CHINÊS

O aipo, repolho chinês, rui-barbo e outros tem o talo com a forma semelhante ao osso.
Esses alimentos contribuem especificamente para a resistência óssea.Os ossos são 23% de sódio e estes alimentos têm 23% de sódio.Se você não tiver sódio suficiente na sua dieta, o corpo extrai-o dos ossos, deixando-os fracos.

 Estes alimentos preenchem e satisfazem as necessidades do esqueleto do corpo.
O consumo de aipo também irá lhe aportar grandes quantidades de fibras, ajudando ao trânsito digestivo e a manter os níveis de colesterol dentro do normal. Ele também contém bastante vitamina C, pelo qual é bom para doenças infecciosas.
Na medicina naturista, as folhas do aipo são consideradas como sustâncias tônicas estimulantes, carminativas, diuréticas e capazes de eliminar a febre. São bebidas como infusão para melhorar a micção e as raízes são cozidas para tratar a gota e o reumatismo entre outras doenças.
DICA DE CONSUMO: Lave e pique o aipo na alface, fazendo uma salada verde acrescentando apenas  temperos leves. Se o aipo não estiver tenro o suficiente, descasque-os antes de acrescentá-lo na salada.

7- BERINJELA             PERA                             ABACATE
imageimage -image
Abacate, berinjela e peras ajudam na  saúde e funcionamento do útero e colo do útero de mulheres - elas têm a mesma aparência destes órgãos.
A pesquisa hoje nos mostra que quando uma mulher come um abacate por dia seus hormónios estão equilibrados, elimina peso pós-parto não desejado, e previne o câncer cervical. Demora exatamente 9 (nove) meses para cultivar um abacate a partir do florescimento à maturação do fruto. Existem mais de 14,000 componentes químicos da nutrição em cada uma dessas alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou cerca de 141).
DICA DE CONSUMO: Coma o abacate cru,  ou faça vitaminas sem acrescentar açúcar. O mesmo para a pera, melhor consumí-la ao natural. A berinjela é muito versátil. Pode ser consumida  à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada e em omeletes. Lave- as bem em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. 

8-FIGOS:

Os Figos são  cheios de sementes  pendurados aos pares quando crescem.
Os figos aumentam a mobilidade do esperma masculino e aumentam a contagem de espermatozóides impedindo a infertilidade masculina.

figos
O figo cru e seco é altamente nutritivo e uma rica fonte de fibra dietética, potássio, proteínas, minerais (ferro, fosforo, magnésio, cobre e zinco) e vitaminas (riboflavina e vitamina B6). A fibra ajuda ao perfeito funcionamento do tubo gastrointestinal, enquanto que os minerais e vitaminas presentes no figo e outras frutas e hortaliças são essenciais para o crescimento , desenvolvimento e   manutenção de uma boa saúde.
DICA DE CONSUMO: Sua polpa carnuda e suculenta, contendo muitas sementes pequenas, pode ser consumida ao natural, ou simplesmente cortada ao meio e saboreada com uma colher. Outras formas de consumo são sucos, salada de frutas, geleias e doces.
9- BATATA-DOCE:

batata-doce
A batata-doce é muito parecido com o pâncreas e, de fato, regulam o índice glicérico dos diabéticos.
Além disso, batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Ou seja, ajuda a emagrecer!!!












Muito rica também em Antocianinas, substâncias ativas no combate ao Câncer, e com ação mais antioxidante que as Vitaminas C e E. As Antocianinas encontram em maior quantidade nas Batatas Doces mais escuras (Roxas).
DICA DE CONSUMO: As raízes podem ser consumidas cozidas ou assadas. Cozinhe-as em água, espere esfriar e descasque-as. Adicione uma pitadinha de sal e pronto!

10-AZEITONAS:


Azeitonas ajudam a saúde a uma boa função nos ovários.
Além disso, a azeitona é rica em vitamina A (responsável pela saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e alívio de problemas respiratórios); Vitamina E (importante na prevenção de problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce); Fósforo (fortalece os ossos, melhora a memória e ajuda na absorção de cálcio pelo organismo); Potássio (previne cãibras, regula os batimentos cardíacos e é fundamental na hidratação natural dos cabelos) e fibras (combatem prisão de ventre e ajudam na prevenção de gastrite e úlcera).
DICA DE CONSUMO: A azeitona pode ser considerada como um dos aperitivos mais saudáveis. “Seis azeitonas, que contém aproximadamente 23 gramas, têm menos da metade das calorias que a mesma quantidade de amendoins, portanto,  esse montante é o ideal para você consumir diariamente e usufruir desses benefícios. Mas tire o excesso do sal da azeitona em conserva.

11- LARANJAS:

Laranjas, toranjas e outros citrinos assemelham as glândulas mamárias nas mulheres, e ajudam a saúde e fluxo de circulação linfática, dentro do peito.Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro.
LARANJAS
Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo.O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. Existem mais de 170 diferentes tipos de fotoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibem a formação de coágulos no sangue.
DICA DE CONSUMO: Consuma-as ao natural ou  em sucos.A vitamina C começa a desaparecer quando a polpa entra em contato com o ar. Portanto, só descasque a laranja na hora em que for consumí-la. Da mesma maneira, não guarde o suco de laranja, mesmo que seja na geladeira. Para cortar a laranja, use somente faca de aço inoxidável. Outros metais oxidam a vitamina C.
12- CEBOLAS

A cebola é muito semelhante às células do corpo.
Estudos mostram que a cebola ajuda a limpar os resíduos de todas as células do corpo. Até produzem lágrimas que lavam as camadas epitéticos dos olhos.
 CEBOLAS 
 

A cebola é um milagre. O seu consumo diário reduz o açúcar no sangue, é fonte de cromo, promove a saúde cardiovascular, promove a saúde gastrointestinal, protege contra o cancro, promove a saúde óssea, tem ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. É a célula viva que corre pelo corpo e promove os maiores benefícios para a saúde.
DICA DE CONSUMO: As cebolas podem ser fatiadas e cruas nas saladas e nos sanduíches; Cozidas em ensopados, omeletes, sopas; Refogadas ou assadas, em cremes e servidas como pratos secundários. É UMA DELÍCIA!

13- ALHO

Outro aliado é o alho, que também ajuda a eliminar os materiais perigosos radicais livres no corpo.O óleo de alho é também um antimicrobiano, além de apresentar atividade antiviral, inclusive contra o vírus da gripe, podendo ser utilizado no tratamento de gripes, resfriados e problemas respiratórios, como bronquites.
É um estimulante do sistema imunológico, pois estimula a atividade dos macrófagos contra agentes patogênicos no organismo, auxiliando na prevenção contra infecções.
DICA DE CONSUMO: Utilize o alho cru ou refogado para dar sabor à sua comida. O consumo de um dente de alho por dia é o suficiente.
14- GENGIBRE:

O Gengibre muitas vezes se parece com o estômago. Um  dos seus maiores benefícios é ajudar a digestão. Os chineses têm usado por mais de 2.000 anos para acalmar o estômago e curar náuseas.

Testes em ratos na Universidade de Minnesota descobriram que injetar a substância química que dá o sabor do gengibre abrandou a taxa de crescimento de tumores intestinais.
DICA DE CONSUMO: Se você não é muito fã do sabor do gengibre, não precisa consumí-lo puro, mesmo sendo a forma ideal.Você pode colocá-lo no preparo de comidas, como tempero, em receitas de doces, ou mesmo consumir o seu chá, numa espécie de “Quentão” sem álcool.É muito gostoso!

15- BANANA

A banana parece um sorriso. Ela contém uma proteína chamada triptofano. Depois de ter sido digerida, o triptofano é convertido em um neurotransmissor químico chamado serotoninaA serotonina regula o humor. A banana é um antidepressivo natural, pois ajuda a relaxar e manter o bom humor!
Outros benefícios da banana:
  • Por conter ferro estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.
  • Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.
  • Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.
  • Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
  • A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12.
    DICA DE CONSUMO: Essa é a mais fácil: coma-a ao natural pura e simplesmente pela manhã,  e nos lanches da tarde.
16- COGUMELO:

A fatia de um cogumelo se assemelha ao ouvido.  Uma dieta que contenha cogumelos auxilia a melhorar a audição. Ele contém vitamina D, que mantém os ossos saudáveis, inclusive os minúsculos ossos dos ouvidos, que transmitem o som para o cérebro.
O cogumelo contém vitaminas do complexo B, essenciais na saúde mental e emocional; proteínas, que ajudam na manutenção dos tecidos; e fósforo, fundamental para os ossos e os dentes. O alimento também é fonte de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, controlam o colesterol e favorecem o emagrecimento, pois reduzem a absorção de gordura e promovem saciedade.
DICA DE CONSUMO: Os cogumelos frescos não devem ser lavados com água. Só se passa um pano neles e estão prontos para fazer o prato. Já o cogumelo seco deve ser reidratado em água morna, por cerca de 20 minutos. Outros cuidados são importantes no consumo de cogumelos. Alguns deles são tóxicos, causam tontura, náusea e podem até ser fatais. Por isso,  recomenda-se  sempre a compra de cogumelos produzidos e certificados.

17-BRÓCOLIS

Sabiam que o brócolis é uma hortaliça poderosíssima que possui o poder de diminuir o risco de câncer? Observe as pequenas pontas verdes da cabeça  do brócolis como se parecem  com centenas de células sadias preparadas para  combater as células cancerosas.
Agora os cientistas sabem que o câncer  pode ser combatida pelo brócolis que  possui um papel crucial na prevenção da doença. Em novos estudos com o brócolis, notaram que o sulforafano, a substância que se mostrou capaz de conter o crescimento de tumores em geral, age logo na gênese da doença, inibindo principalmente a proliferação de células defeituosas. O vegetal também esbanja outros nutrientes que atuam contra o mal, como é o caso do ácido fólico, e ainda contam com ativos de nomes bem estranhos, como o isotiocianatos, os flavonóides e os carotenóides. Uma equipe de pesquisadores do National Cancer Institute encontrou substâncias  no  brócolis suficientes  para reduzir o risco de câncer de próstata em 45 por cento. 
DICA DE CONSUMO: O brócolis pode ser consumido cru em salada quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível, para não perder os poderosos nutrientes.
Imagens: Google Imagens e Sites acima mencionados.